Quiabo
Quiabo - imagem original: Bob Richmond - Licença Creative Commons

Clima

O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20°C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas.

Luminosidade

A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.
Quiabeiros com flor
O quiabeiro tem flores grandes e vistosas - imagem original: Seth Vidal - Licença Creative Commons

Solo

Cultive o quiabo em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas são tolerantes a períodos de seca.
Muda de quiabo
Muda de quiabo - imagem original: Wei Tchou - Licença Creative Commons

Plantio

Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre então em aproximadamente uma semana. Sementes plantadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.
O plantio pode ser realizado diretamente no local definitivo ou as sementes podem ser plantadas em pequenos vasos, copos de plástico ou saquinhos, e transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura.
Quiabeiros ainda jovens
Quiabeiros ainda jovens- imagem original: shoelessruth - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Alguns horticultores realizam podas para ramificar ou para revigorar o quiabeiro. Outros horticultores não realizam nenhum tipo de poda.
Dependendo do cultivar e das condições ambientais, o quiabeiro pode ultrapassar 2 m de altura.
Quiabo vermelho
Cultivar de quiabo vermelho - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos quiabos normalmente começa entre 60 a 80 dias depois do plantio, e pode continuar por alguns meses em boas condições de cultivo.
O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.