terça-feira, 23 de dezembro de 2014

FRUTA CHOCOLATE

No sítio, Valdemir Mota de Menezes vai plantar uma árvores desta para sua coleção.


TOCOYENA BULLATA
FAMÍLIA DAS RUBIACEAS

FLORES
FRUTO CORTADO

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: FRUTA CHOCOLATE, o nome indígena e significado não foi descoberto. Também recebe os nomes de Araçá da praia, Bacochi e Genipapo preto.

PAGINA EM CONSTRUÇÃO
ORIGEM:Nativa e endêmica da floresta litorânea de restinga, ocorrendo desde o estado da Bahia até São Paulo, Brasil. Mais informações no link:http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/BemVindoConsultaPublicaConsultar.do

CARACTERISTICAS: Arbusto ou arvoreta ramificada de 1 a 3,5 m de altura, com caule único ou múltiplo, liso e acinzentado. Os ramos novos são tomentosos (coberto de lanugem). Esta espécie é facilmente identificada por se observar as folhas grandes e buladas (como se fosse bolhas). As folhas são simples, opostas, cartáceas (como cartolina), oblonga (mais longa que larga) a ovado-lanceolado (com forma de ovo e ponta de lança), medindo 12 a 20 cm de comprimento por 6 a 10 cm de largura; a base é obtusa ou cuneada (forma de cunha) e ápice acuminado (com ponta longa). Entre a inserção das folhas existem estipulas (tipo de folha modificada) deltóide (forma de delta), medindo 8 a 20 mm de comprimento por 6 a 13 mm de largura. As flores surgem em cachos curtos com 8 a 20 flores com tubo longo e fino de cor amarelada com 5 lobos assimétricos (com formato desigual) e revoluto (enrolado) medindo 3 a 4 cm de comprimento. Os frutos são bagas de 4 a 6 cm de comprimento por 3 a 4 cm de largura, de cor verde pintadinha de branco, ficando negro quando maduro, tendo no seu interior inúmeras sementes envoltas em polpa preta com gosto de chocolate.  

DICAS DE CULTIVO: Planta que se adapta a diversos tipos de clima e solo. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 800 m de altitude. Os índices de chuvas podem variar de 1.200 a 2.500 mm anuais, com a umidade do ar variando de 55 a 90%. A planta é rústica e desenvolve-se bem em terrenos arenosos, argilosos e até pedregosos, pobres ou ricos em fertilidade natural, rasos ou profundos, podendo ser secos ou bastante úmidos; com pH variando de 4,5 a 6,2. É espécie resistente a geadas de até - 3 graus e a períodos de seca de 4 a 6 meses, suportando também um breve período de encharcamento do solo. Começa a frutificar com 2 a 3 anos de idade.

MUDAS: Suas sementes são castanhas, achatadas e discóides. Devem ser colhidas de frutos maduros e lavadas em água corrente sobre uma peneira, depois secar ao sol por 4 horas. Após estarem secas, podem ser armazenadas por até 2 anos em embalagens escura, mantendo 60% de seu poder germinativo. Semear diretamente em saquinhos individuais de 17 por 22 cm, contendo o seguinte substrato: 1 parte de terra vermelha de superfície peneirada, 1 parte de húmus de minhoca ou composto orgânico bem curtido e 1 parte de areia saibro peneirada. Após os ingredientes serem misturados preencha as embalagens e cubra as (2 as sementes) com 1 cm de substrato. A irrigação deve ser feita todos os dias e a germinação é quase 100% e ocorre em 35 a 85 dias. As mudas atingem 30 cm de altura com 9 a 10 meses após a germinação, quando já podem ser plantadas em local definitivo. 

PLANTANDO: Cultivar em pleno sol num espaçamento 3 x 3 m no meio de outras arvores, ou 4 x 4 m quando em campo aberto. As covas devem ter dimensões de 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 20% de areia saibro + 40% de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova, 500 g de calcário e 1 kg de cinza de madeira, deixar curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. Essa espécie pode ser cultivada em vasos de 50 cm de altura por 40 cm de diâmetro, contendo o mesmo substrato indicado para mudas acima.

CULTIVANDO: A planta cresce moderadamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se fazer capinas periódicas para que o mato não sufoque a planta. Fazer podas de formação eliminando os ramos que nascerem na base do tronco e os galhos voltados para baixo ou os cruzados para interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango + 30 g. de N-P-K 10-10-10 distribuídos em círculos à 5 cm de profundidade e distanciados 20 cm do caule. É uma espécie muito resistente a pragas e doenças.

USOS: Frutifica em julho a agosto. Os frutos são saborosos e tem sabor de chocolate e são bem agradáveis para o consumo in-natura. A árvore é caducifolia (perdendo as folhas no fim do inverno, florindo sem folhas) e de porte reduzido e por isso serve muito bem para ser cultivadas em grandes jardins ou praças por causa da beleza das folhas e flores. Essa espécie não pode faltar em projetos de reflorestamentos da restinga, pois a planta tem frutificação precoce de frutos alimentam a fauna em geral no período do inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário