terça-feira, 29 de outubro de 2013

MANDIOQUINHA

As informaões a seguir Valdemir Mota de Menezes obteve no site:




Mandioquinhas
Mandioquinhas - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons
A mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza), também chamada de mandioquinha-salsa, batata-baroa, baroa e batata-salsa, é uma planta nativa dos Andes que atinge até 1 m de altura.

Clima

A mandioquinha necessita de clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 18°C para se desenvolver bem, mas pode tolerar temperaturas um pouco mais altas ou um pouco mais baixas. Embora seja possível cultivá-la em baixa altitude, a mandioquinha cresce melhor entre 1700 m e 2500 m de altitude.

Luminosidade

A mandioquinha pode ser cultivada em pleno sol ou em sombra parcial.
Planta da Mandioquinha.
A mandioquinha cresce melhor em altitudes elevadas - imagem original:Trees ForTheFuture - Licença Creative Commons

Solo

A mandioquinha deve ser cultivada em solos férteis, ricos em fósforo, leves, profundos, bem drenados, sem pedras e outros detritos. Solos argilosos pesados e solos compactados não são muito adequados, pois prejudicam o crescimento de suas raízes. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas pode chegar até 6,8.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. A planta é sensível à falta de água.

Plantio

O plantio é realizado geralmente através da divisão de plantas adultas saudáveis que tenham produzido bem. As mandioquinhas (as raízes tuberosas) são colhidas, e os rebentos que emergem do solo são usados no plantio. Estes podem ser deixados na água até seu enraizamento, sendo posteriormente plantados.
O plantio também pode ser feito por sementes. No entanto, a taxa de sementes que germinam é bastante baixa, e nem todos os cultivares produzem sementes.
O espaçamento recomendado é de 70 a 80 cm entre as fileiras e 40 cm entre as plantas, podendo variar com a fertilidade do solo, o clima da região e o cultivar utilizado. Para facilitar a colheita, podem ser feitos camalhões para o plantio das mudas.

Tratos culturais

É necessário retirar plantas invasoras que concorrem com a mandioquinha por nutrientes e recursos, pelo menos durante os três primeiros meses de cultivo.
Para aumentar a produtividade, é recomendado que as inflorescências sejam retiradas assim que surgirem.

Colheita

A colheita da mandioquinha pode ocorrer de 7 a 14 meses após o plantio. A colheita deve ser feita quando as folhas começam a amarelar, ou até no máximo um mês depois. Após este período as raízes tendem a ficar fibrosas e a ter um sabor desagradável. Em plantas mais velhas, apenas as raízes mais novas devem ser colhidas.
As folhas jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas. As folhas mais velhas e as hastes das folhas (pecíolos) podem ser consumidas depois de cozidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário