terça-feira, 1 de outubro de 2013

BETERRABA

Beterraba Plantio
Tal como o rabanete, o nabo, e a cenoura, prefere os períodos frios do ano para ser cultivada — fevereiro — agosto, se dando melhor entre temperaturas de 7 e 22, porém pode-se cultivá-la o ano todo. Antes do plantio deixar as sementes megulhadas em água por 12 horas para melhorar a germinação. Use bandejas/sementeiras para se ter melhores resultados e produtividade. A semeadura pode ser feita no local definitivo, em canteiros convenientemente adubados, para media fertilidade, na seguinte dose por metro quadrado: Esterco de curral bem curtido
..................................................................10kg Adubo químico
10-10-10................................................................. ........200g
 As sementes, sempre reunidas em glomérulos de 3 a 5 sementes, são plantadas em linhas distanciadas de 30 centímetros, ficando espaçadas, dentro da mesma linha a cada 5 cm entre elas, a uma profundidade de 2 cm. Gasta-se para o plantio de um hectare, aproximadamente 5a 6 kg de sementes. Após decorridos alguns dias e quando as plantinhas tiveram alcançado 5 cm de altura, procede-se ao desbaste, deixando-so cada planta distanciada uma das outras a cada 20 centímetros.

Beterraba


Colheita

É executada após haver transcorrido de 90 a 100 dias da semeadura. Evite danos às raízes na hora do arranque e mantenha as folhas, pois também são consumidas.



Beterraba
Generalidades A beterraba, Beta vulgaris, L., planta da família das Quenopodiáceas; é uma hortaliça de raiz rica em açúcares, sais minerais e vitaminas, também, como purificadora do sangue. Originária das costas do Mediterrâneo e Oeste da Ásia. Curiosidades: a extração industrial do açucar de beterraba começou por volta de 1805, em face do bloqueio continental imposto por Napoleão.

Tratos culturais

Para a cultura de beterraba resumem-se em regas freqüentes, sendo que no período seco do ano as regas devem ser diárias e leves, capinas e escarificações.
Não devemos deixar os frutos aflorarem a superfície, pois ficariam muito lenhosos; deve-se portanto, quando isto ocorrer, chegar terra aos mesmos.

Pragas e Moléstias

Os insetos que atacam são a vaquinha, a lagarta-rosca e a larva-minadora das folhas. As moléstias mais comuns são a podridão da raiz, mancha alternária (folhas), o tombamento e a ferrugem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário