terça-feira, 1 de outubro de 2013

BATATA-DOCE - TRATO CULTURAL




batata-Doce


Tratos Culturais

AdubaçãoDe modo geral, a batata-doce raramente reage às adubações minerais diretas feitas no ano da cultura. Em terrenos muito fracos, a adubação orgânica ou a verde pode dar bons resultados e significativo aumento dc produção.
Em solos fracos, do tipo massapé-salmorão, bons efeitos são geralmente conseguidos com a aplicação de azôto em forma de sulfato de amônio, salitre do Chile ou nitrocálcio em cobertura, algumas semanas após o plantio. Os adubos nitrogenados podem ser aplicados, na base de 20 a 30 gramas por metro de linha ou carnalhão.
Raramente se obtém, na cultura de batata-doce, resultados compensadores com aplicação direta de adubos fosfatados e potássicos.
A batata-doce deve ser cultivada em rotação com plantas mais exigentes, como a batatinha, o tomate, e as hortaliças em geral e que reagem muito às adubações diretas. Essas plantas, recebendo fortes adubações, deixam no solo restos de adubação que serão no ano seguinte, aproveitados vantajosamente pela batata-doce. Esta é a maneira mais aconselhável de exploração da cultura, quando se trata de centros de produção hortícola bem diversificada, para abastecimento de grandes mercados.
Quando o solo é ácido, deve ser aplicado o calcário, de acordo com o que indicar as análises e com bastante antecedência. ao plantio, devendo ser muito bem misturado ao solo por meio de gradeações profundas.
Os tratos culturais para a batata-doce são muito simples. Tem por fim a eliminação das ervas, mas o mais importante é o chegamento de terra às plantas. Este “chegamento” de terra feito por ocasião das capinas corrige a altura das leiras normalmente reduzidas pela ação das chuvas e pelo acamamento da terra. Nessa operação, usam-se sulcadores comuns que se passam entre as leiras com tração animal, completando-se com enxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário