domingo, 2 de junho de 2013

SOBRA DA BANANA É ADUBO

Sobra da banana funciona como um adubo

Os restos da bananeira são os resíduos deixados no bananal depois que a planta foi cortada. São folhas, pseudocaules, rizomas, materiais muito ricos em nutrientes, segundo a pesquisadora, que são justamente o que a planta precisa.
A bananeira é uma planta muito exigente com o solo, precisa de muitos nutrientes e é sensível à falta deles. Por outro lado, a própria bananeira faz o processo inverso e acaba devolvendo estes nutrientes ao solo com os seus restos após a colheita, que representam cerca de um terço da massa total.

O produtor que souber manejar estes restos pode diminuir consideravelmente os gastos com fertilizantes. Para isto, é preciso a ajuda de um agrônomo, assim como para o melhor planejamento de todos os cuidados que envolvem a implantação do bananal, como análise do solo e escolha das cultivares.

- O bananicultor tem que encarar o bananal como uma empresa e o planejamento é a chave do sucesso. Antes de pensar em plantar um bananal, o certo seria o produtor procurar a ajuda de um agrônomo, alguém que conheça a região onde ele está, que vai orientá-lo em relação ao solo, se é adequado para a bananicultura, qual o ponto da propriedade mais adequado para o plantio e qual é a melhor variedade para ele.

Aí ele tem que ir atrás das mudas, geralmente adquiridas de laboratório, que têm que ser encomendadas com sete meses de antecedência. Para preparar a área, ele tem que fazer uma boa análise de solo, saber que tipo de correção química vai ser utilizada.

Ele só não pode correr o risco de deixar para procurar um agrônomo depois que o bananal já estiver implantado, porque aí tem muitas coisas que não dá mais para voltar atrás, como a correção do solo, alerta a pesquisadora Maria Geralda Vilela Rodrigues, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Os restos da bananeira são os resíduos deixados no bananal depois que a planta foi cortada. São folhas, pseudocaules, rizomas, materiais muito ricos em nutrientes, segundo a pesquisadora, que são justamente o que a planta precisa. Os tratos culturais também podem ajudar muito na diminuição de custos.

Com o planejamento certo e a ajuda de um especialista o produtor não corre tantos riscos de se surpreender ao longo da planta e pode reduzir, muitas vezes, o impacto de pragas e doenças no bananal. A pesquisadora Maria Geralda explica que os tratos culturais do bananal vão desde antes do plantio até a colheita.

- Os tratos com a cultura vão desde amostragens de solo, de folha, para manejo de nutrição e fertilidade do solo, manejo de irrigação e planejamento de um bom sistema de irrigação (caso o bananal seja irrigado). O manejo do bananal em si começa pela capina e a adubação.

Os tratos mais fundamentais da planta são o desbaste, que é a retirada dos brotos que não são de interesse, a seleção da planta filha, que são os brotos que vão dar origem na sequência da família de bananeiras e a desfolha do bananal.

A partir da floração, entra o manejo do cacho e monitoramento de pragas e doenças, que deve ser bem feito para diminuir riscos, explica.


Fonte: A Hora - Ribeirão Preto
Publicada: 28/04/2010
 http://www.abanorte.com.br/noticias/noticias-principal/sobra-da-banana-funciona-como-um-adubo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário