domingo, 2 de junho de 2013

DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL DO BANANAL

Adubação adequada garante bananeiras bem nutridas e saudáveis

O ressecamento e o amarelado nas folhas indicam deficiência nutricional. Agrônomo indica análise de solo em pomares comerciais e adubação orgânica em particulares.

Do Globo Rural
Em Cruz das Almas, na Bahia, o agrônomo da Embrapa, Zílton Cordeiro responde à dúvida do telespectador Roberto Pinto. As folhas das bananeiras que ele cultiva em Oiapoque, no Amapá ficam amarelas e acabam secando.
Segundo o especialista, estes sinais indicam deficiência nutricional. “Esse amarelo ouro que aparece nas folhas indica deficiência de potássio, por isso precisa adubar com frequência, adubo não se coloca só uma vez no ano”, alerta Zílton Cordeiro.
Em pomares comerciais o ideal é fazer uma análise de solo para saber qual adubo usar e as quantidades necessárias. Em pomares domésticos, Zílton recomenda uma boa adubação orgânica. “Para o adubo orgânico existe a opção de utilizar o esterco bovino, de cabra, ovelha, carneiro... Qualquer um destes pode usar na faixa de 15 litros por planta, pelo menos três vezes no ano. Tem ainda a opção de usar cama de frango, que é o adubo de galinha. Neste caso tenha o cuidado de usar no máximo 5 litros por planta. É importante que o esterco seja curtido, que passe por um período de envelhecimento, para que ele não fermente no pé da planta, porque ele aumenta a temperatura e pode até matar a planta”, explica.
O agrônomo faz outro alerta. Pelos sintomas é possível que a bananeira com as folhas secas e amareladas esteja enfrentando uma doença séria, mas comuns nos bananais, a sigatoka.
“Como o banal do agricultor fica no Amapá, certamente a sigatoka é a negra, que é a mais preocupante. Ela é uma doença que acontece na folha, mata as folhas rapidamente, por isso que a planta produz muito mal, ou às vezes não produz nada. Porque é na folha onde tudo se processa na planta, se não tem folha, não tem como dar frutos”, diz o agrônomo.
Para evitar a sigatoka-negra a recomendação da Embrapa é o cultivo de variedades resistentes à doença. “Existem várias, a Tap Meu é uma variedade rústica, ela produz mesmo em condições de fertilidade mais baixa, é resistente à sigatoka-negra e amarela. Além disso, ele poderia usar Preciosa, que é um tipo prata, a Pakovan Ken, a Fhia 18, que também são tipo prata, e são materiais que estão disponíveis hoje no mercado”, indica.
Fazendo uma boa adubação e escolhendo uma variedade resistente a chance da produção dar certo é de quase 100%. Para comprar as mudas de uma dessas variedades de banana, procure um bom viveiro em sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário