segunda-feira, 3 de junho de 2013

LICHIA


07/12/2012 06h56 - Atualizado em 07/12/2012 06h56

Preço de comercialização da lichia agrada produtores da fruta de MG

Fruta é bastante consumida nesta época de festas de final de ano.
Minas Gerais responde por 14% da produção nacional de lichia.

Do Globo Rural
3 comentários
Agricultores de Minas Gerais começaram a colheita da lichia, fruta bastante consumida nesta época por causa das festas de fim de ano que se adaptou bem à região. O produtor considera compensador o preço de comercialização.
O agricultor Renato Souza, que cultiva lichia há mais de 13 anos no sítio em Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira, semeou a fruta para diversificar o pomar. Essa foi uma boa aposta. O trabalho é só com a colheita que acontece entre dezembro e início de janeiro. Os 250 pés chegam a produzir 12 mil quilos da fruta. Cada planta rende uma média de 40 a 50 quilos de lichia.
Segundo a engenheira agrônoma da Emater, Ana Paula Mares Guia, a lichia é cultivada na região pela rusticidade e por não exigir muitos cuidados durante o manejo nem o uso de agrotóxicos. Isso faz com que a fruta tenha um baixo custo de produção.
De acordo com os produtores rurais do município, a lichia começou a amadurecer um mês mais cedo, o acabou se transformando em uma grande vantagem. Nessa época que antecede o Natal o fruto é bastante procurado. Com isso, o preço de venda do quilo está quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. O quilo da fruta custa uma média de R$ 8 e é vendido para mercados da região.
O agricultor Sebastião Malatesta, que plantou o primeiro pé há 15 anos, tem mais 30 pés espalhados pelo sítio que chega a produzir dois mil quilos nessa época.
Minas Gerais responde por 14% da produção nacional de lichia. Fica atrás apenas do estado de São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário