domingo, 17 de novembro de 2013

PIMENTÃO

 No sitio onde vive o Escriba Valdemir Mota de Menezes, já plantei e colhi pimentão. É maravilhoso a experiência de colocar uma semente na terra, cultiva-la e depois de um tempo colher o fruto. Glória a Deus por suas criações fantásticas.

 

Como plantar pimentão

Pimentões
Pimentões - imagem original: Eric Chan - Licença Creative Commons

Clima

O pimentão é uma planta de clima tropical ou subtropical, e cresce melhor em um ambiente quente (temperatura acima de 21°C) e com elevada umidade do ar. Contudo, apesar de crescer melhor em clima quente, temperaturas acima de 30°C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos. Em climas mais frios, o pimentão costuma ser cultivado em estufas.
Pimentão
O pimentão precisa de temperatura acima de 21°C para crescer bem - imagem original: Jay & Melissa Malouin - Licença Creative Commons

Luminosidade

Os pimentões crescem melhor em condições de alta luminosidade, com pelo menos 4 h de sol direto.
Plantas com pimentões amarelos
O pimentão atinge normalmente de 50 a 80 cm de altura - imagem original: Mark F. Levisay - Licença Creative Commons

Solo

O pimentão precisa de solo bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio.

Irrigação

A plantação de pimentões precisa de uma boa disponibilidade de água, mas deve-se evitar o encharcamento do solo.
Mudas de pimentão
Mudas de pimentão - imagem original: Rusty Clark - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes de pimentão devem ser plantadas em sementeiras ou copos ou saquinhos de plástico ou papel, e posteriormente transplantadas, visto que as plantas são muito frágeis quando pequenas.
Vaso com pimentão
O pimentão pode ser cultivado em um vaso ou um recipiente grande - imagem original: David Sessoms - Licença Creative Commons

Tratos culturais

As plantas podem precisar de tutoramento para que os pimentões não encostem no solo. Use estacas de com pelo menos 1 m de altura e amarre cuidadosamente a planta a estaca, conforme a planta for crescendo.

Colheita

Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12-15 semanas depois do plantio . Os pimentões podem ser colhidos verdes ou maduros, quando então adquirem a cor do cultivar plantado (vermelho, amarelo, roxo, etc.). O pimentão é uma planta cultivada geralmente como anual, mas é uma perene de vida curta e se bem cuidada pode produzir frutos por alguns anos.
Pimentões na planta
Os pimentões podem ser colhidos ainda verdes - imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário