terça-feira, 28 de maio de 2013

RENTABILIDADE DA MANDIOCA EM SÃO PAULO

Rentabilidade do cultivo de mandioca atrai agricultores em São Paulo

Lucros com a atividade faz produtores abandonarem a cidade para se dedicar ao plantio da raiz no campo

  • Josy Bittencourt | Capela do Alto (SP)

Leo Munhoz
Foto: Leo Munhoz / clicRBS
Lucros com a produção da raiz atraem cada vez mais pessoas para a atividade
Apesar da queda que vem sendo registrada nos preços da mandioca desde o mês de março, os produtores de São Paulo estão animados com a rentabilidade da cultura. Os bons lucros com atividade têm atraído cada vez mais pessoas para o plantio da raiz. Algumas delas, inclusive, chegam a abandonar o emprego nas grandes cidades para se dedicar à cultura no campo.
O agricultor Elizer Carrial, de Capela do Alto, município próximo a São Paulo, está bastante satisfeito com a produção. Ele e a família estão colhendo uma lavoura com 50 hectares de mandioca. Apesar do preço pago pela caixa ter caído de R$ 10,00 para R$ 8,00 nesta safra, o agricultor afirma que a rentabilidade tem compensado e a produção já foi vendida.
O produtor Jeferson Rodrigues fez o caminho inverso à maioria das pessoas e deixou o emprego em uma madeireira da cidade para plantar mandioca no campo. Com o lucro de uma única safra, comprou o primeiro carro e investiu em cabeças de gado. O agricultor ainda tem planos de ampliar o negócio.
Segundo os produtores, a facilidades da cultura, com a ausência de grandes investimentos, faz com que o cultivo seja atraente. Para a produção da raiz, são necessários apenas um terreno para o plantio da rama e apenas uma adubação. Depois de oito meses, a mandioca está pronta para ser comercializada.

 FONTE
http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2012/07/rentabilidade-do-cultivo-de-mandioca-atrai-agricultores-em-sao-paulo-3809788.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário