terça-feira, 28 de maio de 2013

DESFOLHA DA BANANEIRA

 

Valdemir Mota de Menezes, leu e gostou desta matéria.

 

Influência de diferentes níveis de desfolha na produção e qualidade dos frutos da bananeira 'Prata-Anã'


 FONTE:

http://www.academicoo.com/artigo/influencia-de-diferentes-niveis-de-desfolha-na-producao-e-qualidade-dos-frutos-da-bananeira-prata-ana

AUTOR(ES)

Rodrigues,Maria Geralda Vilela

FONTE

Revista Brasileira de Fruticultura

RESUMO

A desfolha da bananeira, de forma técnica, é uma prática agrícola que deve ser realizada periodicamente, objetivando eliminar aquelas cuja atividade fotossintética não atenda às exigências fisiológicas da planta, trazendo, entre outras vantagens, facilitar o controle de doenças. No caso das manchas das sigatokas, a eliminação de folhas atacadas é uma importante ferramenta auxiliar de seu controle, por reduzir a fonte de inóculo secundário, contudo deve ser feita com critério para não provocar danos mais graves que os causados pela própria doença. Sabe-se que as bananeiras do subgrupo Cavendish necessitam de, no mínimo, 11 e 8 folhas inteiras no momento da floração e da colheita, respectivamente, para produzir os fotoassimilados necessários para o adequado desenvolvimento do cacho, porém para bananeiras 'Prata-Anã' desconhece-se esse valor. Para evitar equívocos no manejo da 'Prata-Anã', avaliou-se por cinco ciclos produtivos consecutivos, o efeito de diferentes níveis de desfolha sobre a produção, definindo melhor relação nível de desfolha/ produção. Os tratamentos consistiram na manutenção de 4; 6; 8; 10; 12 e 14 folhas por planta, além da testemunha (onde se retiraram apenas as folhas secas e quebradas). A massa dos cachos foi maior nas plantas mantidas com um mínimo de 12 folhas, assim como a maioria das características relacionadas à produção. Um adequado número de pencas e de frutos, assim como a maioria das características das pencas, ocorreu quando pelo menos 10 folhas permaneceram por planta. As desfolhas mais acentuadas, deixando-se apenas 4; 6; 8 ou 10 folhas por planta, ao diminuir folhas velhas infestadas com doenças, principalmente sigatoka, permitiram maior preservação das folhas remanescentes nas plantas. Quando não se fez desfolha ou se deixou 12 ou 14 folhas por planta, verificou-se maior desfolha natural (redução no número de folhas sem que essas tenham sido retiradas), principalmente no quarto e quinto ciclos. Concluiu-se que desfolha mais acentuada reduziu o potencial produtivo de cachos pela perda de área fotossintética. Assim, a melhor alternativa testada foi a manutenção de 10 a 12 folhas por planta, para se obterem adequado número de frutos e desenvolvimento dos mesmos, a fim de conciliar produção e fitossanidade do bananal.

3 comentários:

  1. Nossa, excelente texto. Muito completo. Gostaria de compartilhar alguns posts relacionados:
    Irrigação por gotejamento
    Banana Pacovan
    Banana nanica
    Sigatoka Negra
    Mal do panamá
    Vlw! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Vi num video no youtube um cara 'ensinando' a deixar de 3 a 4 folhas. Fiz o mesmo aqui em 3 pés. A planta cresceu muito mais vigorosa e bonita. COm folhas bem verdes e sadias. Mas ainda nao produziu. Vou ver o que dá, quando soltar seu primeiro cacho. É banana ouro. Ate ja soltou a planta filha e tem ate uma rsss... netinha. Mas diante dessa informaçao de 10 a 12 folhas, vou começar a deixar cerca de 10. Porem, poderei deixar menos, se tiver folhas doentes.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber sobre banana maçã se o modo de desfolhar e o mesmo ?

    ResponderExcluir