domingo, 28 de fevereiro de 2010

ALHO

Eu já tentei por diversas vezes fazer canteiros com plantações de alho, mas não obtive sucesso e não consegui colher nenhuma cabeça se quer de alho. Segundo pude compreender, a falha no cultivo estava relacionado ao tipo de clima e de sementes. Os alhos vendidos comercialmente seriam imprestáveis para o cultivo e em segundo lugar, na época da eclosão da cabeça do alho a temperatura deve esta por volta de 15o graus, ou seja no inverno. O cultivo que tentei fazer foi na cidade de Itariri/SP em região montanhosa.

-------------------------------------

Veja mais informações sobre o cultivo de alho:
ALHO

1) ALHO-SEMENTE

a. É o fator mais importante do sucesso. Deve-se plantar alho-semente graúdo e sadio.

b. A seleção do alho-semente deve ser iniciada no campo de plantio. Deve-se eliminar todo o alho que tiver problemas com nematóide.

c. O ideal é fazer uma seleção manual, descartando todo o alho que tiver problemas de formação, de tamanho pequeno ou com pragas e doenças.

d. As cultivares sugeridas são as seguintes: Seleção Chonan, Quitéria, São Valentin (Roxo Caxiense), Contestado, Caçador e Jonas.

e. O ideal é plantar um dente proveniente de um alho-semente no mínimo classe 4 (37-42mm). Bulbilhos menores que 1,5 gramas não devem ser plantados.

f. Os bulbos do alho-semente devem ser armazenados preferencialmente a temperaturas de 14ºC a 18ºC, já que tem efeito decisivo na superação da dormência e na bulbificação. O tratamento visa controlar o ácaro, o nematóide e os fungos que atacam os bulbilhos de alho após o plantio. Usar uma solução a base de nematicida e fungicidas.Tempo de imersão: 4 horas. A solução deverá ser renovada no máximo a cada 2 dias.


2) DEBULHA E CLASSIFICAÇÃO DO BULBILHO

a. Deve-se evitar as machucaduras, por onde penetram os fungos e bactérias.

b. O ideal é a debulha manual, mas é praticamente inviável economicamente.

c. Usando-se a debulhadeira, é indispensável deixar o alho no sol por 2 horas no mínimo, para facilitar a debulha.

d. Os dentinhos devem ser separados pelo seu tamanho. Três tamanhos são suficientes: pequenos, médios e graúdos, sendo plantados apenas os médios e graúdos.

e. Após a debulha, caso não der para plantar em seguida, jamais deixar o alho-semente debulhado e amontoado. Procurar espalhá-lo numa lona.






3) PREPARO DO SOLO / ADUBAÇÃO

a. A correção do solo deve ser realizada de acordo com o resultado da análise da terra. O alho não tolera a presença de alumínio tóxico. Não se deve corrigir o solo em cima da hora do plantio.

b. O alho tem respondido muito bem em produção, às adubações com esterco e adubações verdes. É indispensável a rotação de culturas, plantando alho no máximo 3 anos na mesma área.

c. Deve-se plantar em curvas de nível, fazendo terraços de acordo com a declividade do terreno.

d. Deve-se evitar o uso exagerado da rotativa e em solos compactados deve-se usar o subsolador para quebrar a camada compacta e fazer adubações verdes com milho e soja.

e. A lavração para a incorporação do esterco e adubos verdes deve ser realizada no mínimo 45 dias antes do plantio, para ocorrer uma melhor destorroação do solo por ocasião do plantio, para que a marcação dos locais onde será plantado o bulbilho fique bem nítida.

4) ADUBAÇÃO


a. A adubação depende, além da análise do solo, da tecnologia que o produtor usará como: tamanho do alho-semente, cultivar a ser plantada, densidade de plantio, irrigação. A adubação também depende da área a ser cultivada. Áreas novas requerem mais adubo que áreas já trabalhadas.

b. Para produtividade em torno de 10.000 Kg, usa-se entre 1.200 e 2.000 Kg de adubo químico por hectare, das fórmulas 3-30-15 ou 2-25-25, dependendo dos fatores anteriormente citados.

c. A adubação de cobertura é uma tecnologia que tem aumentado a produtividade. O seu uso depende da análise do solo, uso de esterco, irrigação, tamanho do alho semente e estado geral da lavoura. Normalmente faz-se duas coberturas com nitrogênio. A primeira 30 dias após a brotação inicial e a segunda após a diferenciação em início de outubro.

d. O uso exagerado de nitrogênio e fora de época provoca o superbrotamento.


5) SUPERBROTAMENTO

a. É uma anormalidade genético-fisiológica. Todas as cultivares de alho plantadas na região são geneticamente suscetíveis a essa anormalidade.

b. Vários outros fatores podem causar o superbrotamento como: o alho-semente miúdo, excesso de nitrogênio, baixa densidade de plantio, excesso de chuva e/ou irrigação na diferenciação.

c. Fatores climáticos como o frio é decisivo na ocorrência dessa anormalidade. A falta de frio no inverno e o frio extemporâneo, por ocasião da diferenciação são importantes no aparecimento do suberbrotamento.

d. Na realidade, o alho que vamos colher, depende inicialmente da origem da semente (onde foi cultivada). Onde foi armazenada (qual a temperatura) e após, da interação dessa semente com o meio ambiente (fatores climáticos e manejo), onde será cultivada.

e. Para minimizar o problema do suberbrotamento pode-se sugerir o seguinte: plantar alho-semente graúdo, usar alta densidade, evitar excesso de nitrogênio e irrigação, evitar qualquer tipo de stress por ocasião da diferenciação e armazenar o alho-semente, antes do plantio, em locais com temperaturas entre 14º e 18ºC. 6)


ÉPOCA DE PLANTIO

a. A época de plantio depende da cultivar a ser plantada. Essa época é determinada pela brotação do bulbilho que varia de acordo com as condições de armazenamento do alho-semente. Essa brotação é de fácil visualização, (basta cortarmos o dentinho longitudinal). Recomendamos as seguintes épocas de plantio, de acordo com as cultivares : 1-Contestado e Jonas- de meados de maio a meados de junho; 2- Caçador - no mês de junho; 3 - Seleção Chonan - de 10 de junho a 10 de julho; 4 - Quitéria e São Valentin no mês de julho.

b. Os “dentes” graúdos quebram a dormência antes que os médios e pequenos. Por isso devem ser plantados antes que os demais.

c. O alho “vernalizado” ou de câmara fria, na nossa região, deve ser realizado com a cultivar quitéria. Essa variedade tem respondido bem em produção com 25-30 dias de câmara a 4ºC, com plantio de meados até o final de junho.

7) SISTEMA DE PLANTIO


a. Depende basicamente do trator e da rotativa que possui o produtor.


b. O ideal é que as perdas nos entre canteiros sejam pequenas. O espaço nos entre canteiros deve ser de 1,70 a 1,80m. A “mesa” do canteiro deve ser de 1,20 a 1,30 metros.

c. O plantio deve ser longitudinal, com 4, 5 ou 6 fileiras em cima do canteiro. Isso depende da largura do mesmo, conforme o conjunto (Trator X Rotativa). Quando a largura da “mesa” do canteiro for de 1,30 m deve-se usar 5 ou 6 fileiras de plantio.

d. De acordo com o peso do dentinho, recomenda-se os seguintes espaçamentos: 1- Bulbilho de 1,5 a 2,0 gramas : 25x7cm; 2 - Bulbilhos de 2,0 a 3,0 gramas: 25x8cm; 3 - Bulbilhos de 3,0 a 4,0 gramas: 25x10cm.

e. No sistema de plantio de 5 linhas, a distância entre as mesmas é de 25 cm, variando apenas dentro da linha, de acordo com o peso dos dentinhos.

f. No sistema de plantio de 6 linhas, recomendamos usar 3 duplas, no espaçamento de (10x40x10x40x10) nas fileiras e de 8 a 10cm entre plantas dentre das linhas de acordo com o peso dos “dentes”.


g. O stand mínimo, por ocasião da colheita é de 330.000 plantas/hectare e no máximo de 440.000 plantas/hectare. h. Quanto maior o stand, maior será a produtividade, mas menor será o tamanho do alho colhido. O ideal é o stand sugerido acima.





8) PLANTIO


a. Todo o plantio é manual. Coloca-se o ápice do bulbilho virado para cima.


b. As maiores produtividades no plantio, são conseguidas, pagando-se a mão-de-obra por metro de canteiro plantado.

c. Não há necessidade de cobrir o dentinho. Recomenda-se fazer uma irrigação logo após o plantio.

d. O plantio perfeito só é conseguido quando o preparo do canteiro for realizado com um bom conjunto de trator e rotativa.



9) HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES



a. Várias plantas daninhas ocorrem no período de inverno-primavera, entre elas: azevém, mentruz, nabo, serralha, erva de passarinho, língua de vaca.


b. Os herbicidas pré-emergentes, geralmente controlam bem as plantas daninhas de inverno e reduzem significativamente as de primavera, devido ao poder residual dos mesmos.

c. Além dos herbicidas pré-emergentes, que não controlam 100% das plantas daninhas, o produtor deverá realizar as capinas durante todo o ciclo da cultura, procurando não revolver muito o solo. Outros herbicidas de pós-emergência podem ser usados, de acordo com a ocorrência das plantas daninhas.

d. Os herbicidas sugeridos para a aplicação logo após o plantio são os seguintes: · Ronstar 250g/l, na base de 3,0 a 4,0 litros por hectare, com aplicação logo após o plantio do alho, com o solo úmido, bico leque e baixa pressão. · Diuron 80 ou Karmex, em forma seqüencial, usando-se 1,0 Kg/hectare logo após o plantio e 0,80 Kg/ha 3 semanas após. É um produto extremamente fitotóxico. Deve ser aplicado com o solo úmido com período nublado, de preferência. Não usá-lo em períodos secos. Aplicar esse herbicida com bicos leque e baixa pressão.

e. O uso de EPI ( Equipamentos de Proteção Individual ) é obrigatório quando se manusear os defensivos agrícolas, quer no tratamento do alho-semente, quer na aplicação dos mesmos na lavoura como herbicidas, fungicidas e inseticidas.


f. A tríplice lavagem das embalagens de defensivos agrícolas também é uma medida obrigatória, pois chega a limpar até 99,9% dos defensivos do seu interior e viabilizam a sua reciclagem.

g. A informação, a aprendizagem é um processo contínuo. Nós da Epagri procuramos fazer a nossa parte, que é levar essas informações até você. Mas quem toma a decisão é você!

MARCO ANTÔNIO LUCINIEngenheiro Agrônomo/EPAGRI - Curitibanos, SC. Fone (49)2450680.E-mail: epagrictb@baroni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário