segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SISTEMA DE GOTEJAMENTO COM GARRAFA PET

ESCRIBA VALDEMIR MOTA DE MENEZES

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/faca-voce-mesmo-sistema-de-gotejamento-com-garrafa#ixzz2sH41ENUY
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Faça você mesmo: Sistema de gotejamento com garrafa PET

capa.jpg
Sistemas de irrigação por gotejamento molham as plantas de forma lenta, contínua e controlada e garantem uma boa economia de água. Uma maneira fácil, barata e eficiente de ter um sistema como esse em seu jardim ou horta é seguindo este passo a passo, que mostra como fazer um gotejador reutilizando garrafa PET.
A ideia é de um grupo do Programa UFBA em Campo, desenvolvido na Atividade Curricular em Comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e surgiu para resolver um problema de pequenos agricultores da comunidade do Distrito de Cordoaria, interior da Bahia, que possuíam o solo pobre em nutrientes e muito seco em virtude da má irrigação.
Assim, o grupo de estudantes e professores da Universidade, coordenado pela Profa. Dra. Josanídia Santana Lima, decidiu buscar uma forma de solucionar o problema de maneira simples e com materiais baratos ou reutilizáveis.
“Chegou-se então ao desenvolvimento de um método de irrigação por gotejamento com a reutilização de garrafas PET associadas a um equipo (não utilizado) que permite controlar o fluxo de água que irá gotejar no solo”, contam.
Materiais:
materiais.jpg
  • Garrafa PET de 2 l ou de 5 l;
  • Equipo para soro fisiológico;
  • Chave de fenda;
  • Estaca de madeira;
  • Barbante de seis fios;
  • Tesoura.
1º passo: Tampinha
img1.jpg
Perfure o centro da tampinha da garrafa com a chave de fenda com cuidado para que este furo não seja muito grande.
2º passo: Equipo para soro
img2.jpg
Coloque uma das extremidades do equipo na tampinha da garrafa PET. Fique atento a um detalhe: na garrafa de 2 l deve-se acoplar apenas um equipo, enquanto que na garrafa de 5 l podem ser acoplados até dois equipos.
3º passo: “Janelinha”
img3.jpg
Com a tesoura corte na base da garrafa uma “janelinha”, onde um dos lados deve continuar fixo a garrafa para que depois de abastecida com água ela possa ser fechada.
img4.jpg
Este procedimento é necessário para se evitar a deposição de ovos pelo mosquito da dengue na água que fica armazenada. É por esta abertura que a água deverá ser colocada na garrafa.
Está pronto!
img5.jpg
Agora que seu gotejador já está pronto, basta prender a garrafa em uma estaca de madeira com o barbante e fincar a estaca próxima à planta que será irrigada.
Depois, fixe a extremidade que ficará gotejando no tronco da planta e ajuste a vasão pelo controlador que vem no equipo.
Agora é só aproveitar seu novo sistema e reabastecer a garrafa sempre que precisar. No experimento acima, a água chegou a durar três dias dentro da PET.

Um comentário: